Caixas de panetone bauducco

Bauducco | A Marca que Virou Sinônimo de Panetone

Fonte: https://www.instagram.com/bauducco

O panetone chegou ao Brasil na mala dos imigrantes italianos. Quase todas as famílias tinham sua própria receita e mantinham a tradição do Natal, ainda de forma artesanal. Um imigrante, porém, mudaria a história do panetone não só no Brasil, mas no mundo.

Imigrantes italianos

Carlo Bauducco chegou ao Brasil em 1948, aos 42 anos, vindo de Turim, para cobrar uma dívida de máquinas de panificação, recuperou parte do dinheiro e decidiu construir sua vida aqui.

A Mãe de Todas as Massas

Em 1950, Carlo fez uma viagem de volta à Itália, de onde retornou trazendo seu amigo confeiteiro Armando Poppa e, embrulhada cuidadosamente em um pano molhado, uma massa madre. Segundo a empresa, ainda hoje, 75 anos depois, esta mesma cultura de fermentação é a base de todos os panetones Bauducco®.

Percebendo que os brasileiros simplesmente não conheciam o panetone, Carlo Bauducco enxergou uma excelente oportunidade de negócio. Com a revogação da lei que obrigava estrangeiros a terem sócios brasileiros, em 1952, a família finalmente pôde abrir a Doceria Bauducco no bairro do Brás, onde Carlo, sua esposa Margherita e o filho Luigi criaram o primeiro panetone Bauducco®.

Inovação e Ousadia

Para divulgar seus panetones, Carlo optou por uma estratégia ousada para a época: contratou um avião para lançar folhetos sobre o centro de São Paulo. A campanha de marketing revolucionária resultou na venda de todo o estoque em apenas três dias!

A primeira fábrica, inaugurada em Guarulhos em 1962, elevou a produção à escala industrial e, juntamente com a troca das embalagens para caixas de papelão, permitiu que os panetones Bauducco chegassem a todos os cantos do Brasil.

Chocottone® | Outro Marco na História da Empresa

Em 1978 a empresa marca outro ponto histórico: a criação do Chocottone®, versão que substitui as frutas cristalizadas e passas (que não agradam muito ao paladar brasileiro) por gotas de chocolate. A inovação foi sugestão de Massimo Bauducco, neto do fundador, que viu a iguaria em uma de suas viagens à Itália.

Fonte: https://www.bauducco.com.br/

Do Brasil para o Mundo

O legado da Bauducco é impressionante! Ainda sob o controle familiar, a empresa fatura R$ 3 bilhões ao ano, tem 6 mil funcionários, produz mais de 80 milhões de panetones e chocottones anualmente, exporta para mais de 50 países e tornou-se a maior fabricante de panetone do mundo.

Com a aquisição da Visconti em 2001, sua principal concorrente, a empresa se consolidou como líder absoluta do setor e passou a controlar 70% do mercado brasileiro.

Fonte: https://www.instagram.com/bauducco

Carlo Bauducco não apenas trouxe o panetone para o Brasil, ele o transformou em um símbolo cultural. Hoje, o panetone está presente em cerca de 80% dos lares brasileiros durante o Natal, e muitas pessoas ainda dizem “vou comprar um Bauducco”. Um privilégio conquistado apenas por poucas marcas: tornar-se sinônimo do produto.

Onde Comprar

Encontramos Panetones Bauducco® em praticamente todas as grandes redes de supermercados, além de nos canais da própria empresa:

Veja também: Panetone | O Italiano que Conquistou o Mundo.

Para conhecer um pouco mais sobre esta fascinante história de empreendedorismo, recomendo assistir este excelente vídeo do canal Curioso Mercado, que realizou uma extensa pesquisa histórica sobre a empresa:

Veja também: