Sem dúvida, a Fiasconaro tornou-se muito conhecida por sua parceria com a Dolce & Gabbana, que rendeu embalagens que são verdadeiras obras de arte. Latas metálicas com detalhes dourados e relevos refinados que criam uma delicada tridimensionalidade.
As ilustrações são inspiradas nos motivos tradicionais da região, como o limão siciliano, carrinhos sicilianos (carretto siciliano) e os azulejos majólica. As cores vibrantes, sempre tão presentes nas criações da marca Dolce & Gabbana, traduzem em energia visual as ousadas criações da Fiasconaro.

Uma história fascinante
A empresa foi fundada em 1953 em Castelbuono, um pequeno povoado siciliano, entre o mar de Cefalù e as montanhas de Madonie, e tinha tudo para permanecer como mais uma confeitaria regional.
Por ser um produto tipicamente do norte da Itália — especialmente da região de Milão e da Lombardia — seria muito para uma empresa do sul da Itália brilhar no mundo do panetone; quase como se uma empresa cearense tivesse uma marca premiada de chimarrão.

Mas a Fiasconaro fez algo brilhante: ao contrário de tentar competir com Milão, ela incorporou ingredientes tipicamente sicilianos de altíssima qualidade à receita clássica milanesa, como o Pistache de Bronte (considerado o melhor do mundo), o chocolate de Modica, o Manna de Castelbuono, cítricos sicilianos intensos e aromáticos.
A produção é artesanal e emprega cerca de 180 pessoas na fábrica em Castelbuono, o que é muito para um vilarejo tão pequeno.
No design das embalagens, não foi diferente. A empresa trabalha com designers locais, que se inspiram na arquitetura e nas cores de Castelbuono. Como é o caso desta caixa ilustrada pela artista Stefania Cordone para a edição de 2025 do Panetone Castelbuono.

Ypsigro, uma edição limitada que combina amoras com chocolate ao leite,
é uma homenagem ao antigo nome da cidade de Castebuono.
Ingredientes exclusivos
Entre suas exclusivas criações, está o ORO DI MANNA, uma receita que combina do chocolate granduia e a Manna.

A Manna é um arbusto que cresce somente nas Montanhas Madonie e sua seiva é colhida somente entre julho e setembro, com um método milenar reconhecido pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. Cada arbusto produz apenas alguns gramas por temporada. O resultado é um sabor único e carregado de tradição.
Já o Granduia é um tipo de chocolate cremoso, feito com cacau, avelas torradas e moídas e um pouco de açúcar, superior ao creme de avelã comum, que é composto por mais açúcar e óleos vegetais. De textura firme, o Granduia é apreciado em recheios gourmet de panetones, sorvetes e pralinés.
Um passeio pelo Instagram da marca é uma festa para os olhos. Neste lindo vídeo também é possível entender um pouco da magia da produção do panetone:
No Brasil podem-se encontrar alguns dos panetones da Fiasconaro em seletos pontos de venda*:
- Comprar na Amazon
- Casa Santa Luzia | São Paulo – SP
- Venicci | Loja Online de Minas Gerais
- Rua do Alecrim | São Paulo – SP
- Altruista | São Paulo – SP
Imagine chegar na festa de Natal e surpreender os anfitrões com um presente desses?
É garantia de sucesso!
Veja também
- Especial Panetone | O Italiano que Consquistou o Mundo
- Panetone Gourmet | O Presente de Natal Perfeito
- Bauducco | A marca que Virou Sinônimo de Panetone
* Não podemos garantir que os produtos estarão disponíveis nos pontos de venda. É preciso confirmar com cada estabelecimento.








